quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Lituânia (2015) - Dia 2 * Trakai

A tarde do nosso 2º dia na Lituânia foi dedicada a Trakai e em especial ao seu castelo. Desde que recebi o meu 1º postal de Trakai e li sobre o local, fiquei com vontade de lá ir. Talvez tenhamos tido dúvida em relação a que outros locais visitar no país, mas a ida a Trakai nunca foi questionada, aliás, era o que mais queríamos visitar e foi a nossa tarde mais bem passada. 
De Vilnius a Trakai são só uns 20 e pouco kms. Esta proximidade à capital, faz que Trakai seja uma das principais atracções turísticas do país. Consegue perceber-se porquê. 

O Castelo de Trakai situa-se numa das ilhas do lago Galvé. A sua construção começou no século XIV por Kestutis e terminou por volta de 1409 já com Vitautas o Grande, filho de Kestutis. 
O castelo foi um dos principais dentro do Grão Ducado da Lituânia e teve uma grande importância estratégica. 

Como acontece com quase todos os castelos, também Trakai foi perdendo a sua importância militar. Foi depois adaptado a residência de verão e mais tarde prisão. 
Foi gravemente danificado no século XVII. A sua reconstrução só começou a ser pensada dois séculos mais tarde e foi concluída na década de 60 do século passado.  

O acesso ao castelo faz-se através de uma ponte de madeira, que lhe dá um aspecto ainda mais medieval. Não me admirava nada se aparecesse um cavaleiro a atravessá-la. Mas não, não apareceu nenhum, apenas muitos, muitos turistas, que tal como eu, estavam fascinados com este belo castelo e toda a paisagem envolvente. 

Mesmo sem pagar bilhete pode ter-se esta vista do átrio do castelo e o Palácio Ducal. Se quiserem visitar o interior, o preço do bilhete é de 6€ mais 1.16€ para poder tirar fotos. 

As minhas amigas não pagaram para tirar fotos e tiraram-nas na mesma, ninguém lhes veio perguntar nada. 

Depois de visitado o castelo, fomos dar uma volta pela vila. Trakai está rodeada por lagos, o Luka, o Totoriškės, o Galvė, o Akmena e o Gilušis. Galvé, onde se situa o castelo, é o mais profundo. 

Depois de deixar-mos as margens do lago, seguimos pela rua Karaimu. Logo no início da rua encontrámos este bonito edifício azul, antigo posto de correios. 

 Na mesma rua encontram-se várias casas tradicionais de madeira. São conhecidas como casas Karaimes. 

Os Karaimes são um pequeno grupo religioso e étnico, trazido da Crimeia para Trakai por Vytautas em 1397 e 1398.  

Também visitámos a Igreja Ortodoxa local. Foi construída em 1863 e hoje pertence à comunidade Ortodoxa Russa. 

Estava na hora de regressar a Vilnius mas custou-nos muito sair de Trakai. Gostámos tanto de lá estar. Falo por mim, acho que era capaz de lá passar o dia a tirar fotos. O lago, o castelo, os barcos, os patos, as casas... tudo se conjugou para criar um cenário perfeito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário